MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS

A nova ferramenta apresentada – MAPA GEOIDAL - permite a correção da ondulação geoidal, que se refere a diferença entre as altitudes geométricas e as correspondentes ortométricas.

Sabe-se que as altitudes ortométricas são utilizadas em todos os levantamentos planialtimétricos e têm aplicação direta nos projetos e obras de engenharia.

Com o avanço da tecnologia de posicionamento por satélites, várias cidades estão buscando alternativas para conhecer a altitude ortométrica, por meio do GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite) e de um modelo geoidal.

A Prefeitura de Campinas construiu esse modelo a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano/ Departamento de Informação, Documentação e Cadastro/Coordenadoria Setorial de Apoio Técnico, em conjunto com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

É importante ressaltar que a altitude ortométrica obtida por este aplicativo não substitui o nivelamento geométrico, no entanto, permite obter maior agilidade e confiabilidade nos serviços topográficos, colaborando com as atividades relacionadas ao planejamento urbano, meio ambiente, saneamento básico e com toda a comunidade técnica.

CONTINUAR